Tenchu: Fatal Shadows

Tenchu: Fatal Shadows

Lançamento: 15/02/2005 NA
"Meia Boca"

Inimigas ou Amigas?Análise Oficial

Tenchu: Fatal Shadows infelizmente não traz muitas novidades e muito menos inovações, o que significa que embora não seja um titulo ruim, quem não gostava dos anteriores certamente não gostara deste.
Por Marcelo Hillesheim, publicado em 30 de Junho de 2019
Analisado no PlayStation 2

Fatal Shadows infelizmente teve poucas modificações. A mecânica básica de jogo manteve-se quase a mesma. Em Fatal Shadows o jogador assume o papel de uma das duas ninjas, a conhecida Ayame que é protetora de sua terra e tem como missão investigar o massacre de uma aldeia rural, enquanto a recém - Rin é um sobrevivente desse massacre, que agora busca vingança.

Ayame em ação

Juntas, e uma contra a outra, terão de descobrir quem é o responsável por isso e por que... O enredo de Fatal Shadows não chega a ser dos mais sedutores, na verdade o game apresenta um enredo raso perto dos anteriores, com poucos momentos de aflição e empolgação. Isso somando a uma narrativa nada amigável, pois o trabalho de voz, como é típico da maioria dos títulos portado japonês sempre deixa a desejar, principalmente com os gritos e momentos melodramáticos.

Apesar da produção ser de grande port, muitas das coisas presente no game não faz muito sentido, como por exemplo a narrativa na transição de uma fase para a outra, o narrador fala de batalhas, vingança e sangue, e acaba dando a impressão de está colocando as protagonistas em segundo plano, e se focando apenas nos senhores feudais e suas historias.

O nível de detalhe também não é dos melhores, o que podia ser elogiado se trabalhado um pouco mais se tornou algo precário e praticamente sem inovação. Enquanto na geração passada a maioria dos jogos foi trabalhado para trazer ângulos e visão mais limpa e visível, Tenchu apresenta níveis de detalhes muito baixos, com cenários muito parado praticamente sem interatividade, talvez seja por limitações técnicas ou poucos recursos.

Embora a qualidade técnica de um determinado objeto, ambiente ou personagem no game seja menos impressionante, as animações foram reformuladas.

Os personagens dos títulos passados tinham movimentos muito pesado e era muito lento, já em Fatal Shadows você é beneficiado com movimentos mais precisos rápidos e mais empolgantes, ou seja, uma jogabilidade melhorada que facilita muito na hora de realizar stealth kills. A dificuldade do game também não é algo de se apreciar, o que pode ser um alivio para aquele jogador menos valente, um bom exemplo disso é mostrado em praticamente todas as missões, onde o jogador deve ir em determinado ponto do mapa para passar de fase.

Chega a ser tão fácil que você simplesmente pode sair correndo pelo cenário, ignorando todos os inimigos presentes neles. Mas para os jogadores que curtem um jogo difícil pode aumentar o nível de dificuldade na seleção de fases e matar todos os inimigos do cenário (sempre escondido) fazendo suas próprias estratégias, para se tornar um grande mestre.

Ayame

O que pode influenciar o jogador a fazer ataques escondidos alem da diversão obviamente, são os conteúdos extras que se pode obter! Você pode abrir novas roupas, imagens e vídeos. Alem disso, cada vez que você matar um inimigo você pode pegar alguns pergaminhos, e no final de cada missão dependendo da quantidade de pergaminho obtido, você poderá aprender novas habilidades para o seu personagem. Os combates em geral não são muito divertidos, apesar dos personagens ter uma grande variedade de combos e poder fazer varias tática como saltar de um lugar em cima do inimigo ou até mesmo pular em cima dele, existe poucos movimentos para realizar isso.

E para piorar um pouco mais, as câmeras nunca fazem muita questão de ajudar, sem nenhuma inovação ou modificação nesse setor. Já a AI dos inimigos, parece ser muito preguiçosa, os inimigos nem ao menos correm atrás de você até o final, se você, por exemplo, sair de uma área e entrar em outra você terá tempo mais que suficiente para se esconder, e mais uma vez uma contribuição para derrubar a dificuldade do game. Por ultimo, a trilha sonora pouca presente, apresenta musicas muito genéricas, mas se salva no quesito pelo fato de sempre ser eficaz.

Já os sons ambientais, faltaram mais variedades e um trabalho mais eficiente. Em geral, falta mais inspiração! Conclusão: Com tantos problemas em relação a Ai, texturas, câmeras, e combates, Tenchu: Fatal Shadows não tem conteúdo suficiente para atrair novos gamers, apesar de muito dos problemas estarem presente nos títulos passado, os recursos da época e mais criatividade poderia salvar o titulo e se transformar num sucessor de sucesso.

"Meia Boca"
Tenchu: Fatal Shadows
O lado bom
  • Controles um pouco mais precisos
  • Replay influenciável
O lado Ruim
  • Gráficos
  • IA pouco trabalhada
  • Texturas
  • Combates monótonos
  • Trilha sonora pouco inspirada

Conclusão

Para os fãs, o game deve apresentar conteúdo suficiente para divertir, já os marinheiros de primeira viajem, provavelmente não terão muito que ver no titulo.

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