Until Dawn

Until Dawn

Lançamento: 24/08/2015 NA
"Muito Bom"

Análise de Until Dawn: Suas escolhas nunca foram tão perigosas....

Um game que no final entrou mais do que era esperado. Unitl Dawn tem seus problemas, mas a experiência que ele oferece é única.
Por , publicado em 29 de Outubro de 2019
Analisado no PlayStation 4

Assistir no YouTubePerfil do vídeo

Quando você pega Until Dawn pela primeira vez, o que você espera é jogar uma boa história de terror, porém o game vai mais além disso e acabar por se tornar uma verdadeira obra de tortura psicológica colocando você contra parede em cada decisão que você tomar.

Uma das coisas que realmente me incomodou no game são os gráficos. Muitas vezes eles são perfeitos e bonitos, mas digamos que parados seriam melhor que animados. Algumas das cenas possuem animações muito estranhas e desempenham uma forma bizarra de ilustrar a história.

No início eu não sabia direito o que era, mas me incomodava especialmente a animação da boca dos personagens, que não apenas ficou artificial, mas por muitas vezes apresentam reações labiais que não condizem com o que está sendo falado ou corporalmente animado.

Fomos então atrás do making off do game e lá está a resposta para essa questão. A captura dos movimentos foram feitas em duas partes. A primeira delas é com os atores, onde capturaram suas vozes, expressões faciais e animaram os olhos com base nessa captura. A segunda captura foi feita por um outro grupo de atores, que deram movimento ao corpo dos personagens.

Assim temos a resposta de muitas cenas onde é berrante a falta de sincronia entre a expressão corporal e a facial dos personagens. Note bem, por muitos momentos você verá os olhos animados de uma forma que não condiz com o resto e parecem completamente perdidos. Assim como os lábios… por que diabos mostrar tanto os dentes?

Tirando esses detalhes, que convenhamos, não dizem muita coisa, apenas causam um pouco de estranheza, o game em si é fascinante. Você pode jogá-lo quantas vezes você quiser, sempre achará itens que você não tinha achado antes e descobrirá formas que seus personagens morrem, que não morreram antes. A variedade é enorme.

Já que mencionamos os itens, vamos falar sobre eles. O game trará dois tipos de itens, pistas e totens. Os totens existem de vários tipos, três desses tipos você precisa procurar muito e obter o máximo que puder, são os totens de Orientação, Perigo e os de Morte.

Esses totens são recursos valiosíssimos que darão a você ideia do que está acontecendo e do que está por vir podendo evitar um momento muito perigosos que aumentará suas chances de morrer, encontrar caminhos e formas de se proteger de um ataque, assim como evitar a morte certa de algum personagem. 

Não deixe de pegar esses totens, pois eles auxiliarão você a levar o máximo de personagens vivos até o fim do game.

Falando em personagens, você jogará com 8 adolescentes que se reúnem na casa de inverno de um dos amigos do grupo. Acontece que duas garotas, amigas deles, desapareceram ali há exatamente um ano atrás. Sendo essa uma tragédia para o grupo, eles decidiram se reunir novamente para tentar quebrar o gelo que ficou desde o desaparecimento das duas, mas o que ninguém espera, é que existe um psicopata perseguindo eles.

Em um outro momento, enquanto a história se desenrola, o Dr. Hill está em consulta com uma figura estranha. Esses intervalos que acontecem no consultório do médico são fantásticos e aqui fica uma dia. Procure observar bem todo o cenário do consultório, toda vez que ocorrer esse intervalo. Sempre tem algo diferente.

A escolha será sua. Você pode sim chegar ao final do game com os oito personagens ou pode chegar ao final dele sem absolutamente ninguém. Mesmo que você queira muito salvar todos eles o simples fato de você fazer uma escolha errada em um momento aparentemente aleatório, pode levar a cenas e caminhos onde será impossível salvar todo mundo, isso por que o game utiliza muito o Efeito Borboleta.

Se você não sabe o que é o efeito borboleta, basicamente é o fato de que uma pequena ação neste exato momento pode acarretar em alterações gigantescas no futuro e isso é aplicado durante a jogabilidade e o problema é que ele vai sim se muito bem aplicado, então uma simples tomada de decisão pode levar a seus personagens a terem ódio um pelo outro e acabar deixando que eles morram sem você ter chance de mudar essa história.

O fato de que o efeito borboleta é aplicado de uma forma tão intensa no game é que deixa tudo muito mais interessante e no final, quando você jogar pela segunda vez o game, você ficará agoniado com cada pequena decisão que for tomar, pois ela mais pra frente pode sim destruir o seu objetivo final do game, especialmente se for manter todos os personagens vivos. Uma tarefa que, pessoalmente, eu desisti por que parece impossível, mas não é.

Ao jogar Until Dawn, não pense que este é mais um game que você pode selecionar qualquer ação, pois todas elas possuem um grande impacto na história e o fato deles terem variado isso em um nível tão profundo, torna quase impossível você ter o mesmo jogo uma segunda vez. Algo sempre estará diferente, você sempre pensará ter achado todas as pistas, totens ou ter feito todas as escolhas possíveis. É uma combinação gigantesca que sempre altera a sua experiência dentro do game.

Galeria CompletaPerfil do Game

A atuação dos atores ficou excelente e muitas vezes você esquecerá que está dentro de um game, especialmente quando você não estiver controlando os personagens porque existem dois grandes problemas neste game. O primeiro deles é a movimentação dos personagens que por muitas vezes você vai querer entrar na tela pra bater neles e a outra é a câmera, que te tirará do sério várias vezes durante o game. Mesmo assim, isso não estraga a sua experiência e te levará a jogar de novo e cada vez que você jogar, será uma nova surpresa.

O game é cheio de momentos que tiraram o fôlego e mistérios escondidos em todos os cantos. Vale a pena cada minuto gasto.

"Muito Bom"
Until Dawn
O lado bom
  • Excelente história
  • Atuação perfeita dos atores
  • Itens que fazem sentido pro game
  • Escolhas que fazem diferença
O lado Ruim
  • A animação às vezes podem aparentar ser estranhas demais
  • A câmera é um parto em muitos momentos.
  • Mover os personagens às vezes pode resultar em momentos de ódio

Conclusão

Aos amantes de cinema e games com excelentes histórias, Until Dawn é uma obra obrigatória, onde as escolhas corretas como não atacar um logo, poderá salvar a sua vida, tornando o lobo seu aliado mais pra frente no game, por exemplo.

Comentários
Para comentar é necessário estar logado.
Nenhum Comentário Encontrado