Nintendo retira sua fábrica da China e Vendas de Mídia Física despencam! - Expresso #3

No terceiro Expresso , falamos da Nintendo, Cyberpunk 2077 e GameStop!
Leonardo Stein Antunes Santos
Publicado em 21/06/2019 16:45

Mais uma semana, mais um expresso! Nessa edição falamos sobre a saída da Nintendo da China (por causa dos impostos que os EUA colocaram em produtos chineses, matéria que você pode ver melhor clicando aqui), sobre os jogos mais procurados pós-E3 na GameStop, a eterna briga de mídia física vs. Digital e sobre a petição dos fãs de Cyberpunk 2077 de um troféu especial.

Após a E3 e uma enxurrada de jogos e DLCs apresentados, a GameStop, principal loja de games dos Estados Unidos (com mais de 7 mil lojas), soltou dia 19 a lista dos jogos mais esperados e procurados para pré-venda anunciados no evento. Entre eles estão Call of Duty: Modern Warfare (um “soft reboot” da série que será lançado dia 25/10), Pokémon Sword e Shield (para dia 15/11), o remake de Final Fantasy VII (dia 3/3 do ano que vem) e Cyberpunk 2077 (para 16/4 também do ano que vem). Games de todos os estilos para todos os gostos estão vindo nos próximos meses, então vale a pena ficar ligado!

A GameStop vem enfrentando a algum tempo uma queda em suas vendas. Não porque as pessoas estão jogando cada vez menos (de fato, estima-se que em 2020 a indústria dos games deva valer por volta de 90 bilhões de dólares, comparado a 2017 que valia quase 79 bilhões), mas por causa das novas tecnologias.

Novos serviços de streaming como o Stadia, Orion, Apple Arcade e o xCloud estão começando a mudar a cara e a maneira com que relacionamos aos games. Além disso, cada vez mais as pessoas estão procurando mídias digitais (download de jogos) ao invés de comprar as mídias físicas (ainda que a mídia física represente 66% do mercado, é um bom pedaço de mercado que as lojas acabam perdendo). O próprio Xbox Scarlet, dizem, deve vir sem entrada para mídia física, apenas digital. Isso é bom? Ruim? Bom, no Brasil ainda temos um serviço de internet um tanto ultrapassado (não chega a ser um MEGA serviço de velocidade e estabilidade, como é na Europa e América do Norte). Ou seja, quem adquirir o Scarlet nas terras tupiniquins deverá ainda ter alguma dificuldade em adquirir os jogos. Além do eterno “baixa-instala-joga-deleta” para sua coleção de games. 

Daí entramos na eterna discussão: o que vale mais: mídia física ou digital? As duas tem vantagens e desvantagens, claro, e no vídeo falamos um pouco disso. Mas claro, queremos saber de você: o que você prefere? Mídia física? Digital? Fala aí pra nós nos comentários.

E falando de Cyberpunk 2077: está rolando uma petição online no site para que adicionem um troféu com um título quanto peculiar. Lembram do convidado especial na conferência da Microsoft, na E3 desse ano? Então, Keanu Reeves, o rei da internet, apareceu para falar sobre o jogo, claro, e deixou todo mundo animado, a ponto de um expectador gritar “you’re breathtaking” e Keanu responder “YOU’RE breathtaking” (algo como “você é o máximo”). Claro que isso tomou conta da Internet; a ponto dos fãs do tão esperado jogo fazer um abaixo assinado para colocar “You’re breathtaking” como um troféu do game no site da Change.org. Até o momento, a petição já coleta pouco mais de 32 mil assinaturas com a meta de 35 mil ao total. Isso sim é breathtaking!

Até o próximo Expresso, até semana que vem e Press Start.

Comentários
Para comentar é necessário estar logado.
Nenhum Comentário Encontrado