O Que Sabemos da Próxima Geração de Consoles Até Agora

Rumores estão brotando pela internet de todos os tipos, até mesmo em nome de Shakespeare, mas o que realmente é real? Reunimos tudo o que sabemos até o momento sobre os novos consoles e trouxemos uma ideia equilibrada sobre o assunto.
Marcelo Hillesheim
Publicado em 10/10/2019 21:56

Os próximos consoles estão perto de chegarem em nossas casas e já tem muito estúdio com os kits de desenvolvimentos em mãos e aparentemente o objetivo da Sony e da Microsoft seria a transmissão ao vivo do gameplay! Mas isso pode acabar sendo apenas um rumor, deixa eu te explicar o por que...

As informações vêm de um desenvolvedor que entrou em contato com o site Gizmodo e teria enviado imagens do kit de desenvolvimento do PlayStation 5 e do Xbox.

Já sabemos que o nome do novo Kit de desenvolvimento se chama Prospero. Este é o mesmo nome do personagem principal de uma das obras de William ShakespeareThe Tempest (A Tempestade, em tradução livre), mas como chegaram a essa conclusão? Além do mais, Prospero pode significar muitas coisas em muitas línguas. Simples, o codinome do processador da AMD é Gonzalo. Esse nome foi descoberto por alguns geeks que analisaram afundo o código do novo AMD.

Acontece que Gonzalo também é nome de um dos personagens que apoiam Prospero na obra The Tempest de William Shakespeare, assim como o espírito mágico de Ariel. A história em si é fascinante, mas obscura demais e onde estaria Ariel dentro do contexto do PlayStation 5? Bem simples, Ariel também é o nome de um dos chips customizados pela AMD, segundo o usuário do Twitter @KOMACHI_ENSAKA que postou esses detalhes em sua conta:

Next Gen Console.
CPU : Base : 1.6Ghz/ Boost : 3.6Ghz.
CPU Arch/Core : Zen (+ or 2)/8C.
GPU Arch/Codename : GFX10 : Navi 10LITE.
Real Codename/ID : Ariel : GFX1000/GFX1001 (?) :13E9.

Tempo mais tarde, o mesmo usuário postou uma nova GPU semelhante com o nome Oberon, que é o nome de um rei em outra obra de Shakespeare, A Midsummer Night’s Dream.

Coincidência ou não, alguém realmente gosta de Shakespeare nessa história toda.

Recentemente descobriram que existe um registro no INPI do Brasil que a sony fez, que basicamente seria o console, mas por favor, não se deixe enganar, especialmente por este registro ter sido feito no INPI no Brasil. Hey! Não pense que estou menosprezando nosso órgão de registro, por que não é não. Acontece que o INPI, diferente do registro de outros países, não permite o registro de patentes, apenas de produtos, ou seja, esse produto registrado pela Sony JÁ EXISTE e sim, trata-se do kit do desenvolvedor que a empresa está entregando para produtoras, MAS NÃO DO CONSOLE FINAL. Mesmo por que a Sony anunciou recentemente que o nome do console será PlayStation 5 mesmo e não terá outro nome.

Aparentemente algumas produtoras já receberam o kit de desenvolvimento em forma de computador antes deste, porém o kit final teria sido lançado neste ano, 2019 e por isso este registro veio só agora.

Um detalhe importante mencionado ao site Gizmodo é que ambos kit de desenvolvimento, do novo PlayStation e do novo Xbox possuem câmeras já acopladas ao aparelho, visando o compartilhamento de gameplays entre jogadores. Algo que principalmente a Sony já vem fazendo no PlayStation 4.

Coincidência ou não, hoje a Sony anunciou o fim do suporte ao Facebook através do PlayStation 4, o que pode significar um reforço na comunidade de vídeos que a própria empresa já possui.

Quanto a qualidade das câmeras, o PlayStation 5 foi mencionado como uma tecnologia mais antiga, enquanto da Microsoft a qualidade seria ridiculamente boa que poderia mudar a iluminação em tempo real para se adequar ao game, além da capacidade de gravar em 4K com uma latência de apenas 2 quadros entre a filmagem e a transmissão. Porém, porque sempre tem um porém, uma pessoa de dentro da Microsoft negou que o console virá com câmeras e mesmo que tenham entregue alguma câmera para equipe de desenvolvimento. O que nos coloca de volta no ponto zero.

Mas podemos tocar em outro ponto com as câmeras – ter elas já embutidas no console pode forçar gamers e desenvolvedores a usarem a tecnologia para criar novas experiências, uma vez que o gamer não terá que comprá-la separadamente, o que tornaria as possibilidades mais interessantes para todos, então os rumores poderiam estar certo. Por outro lado temos o fato que é mais um periférico que as empresas não venderiam separadamente, o que causa uma redução nos lucros e deixariam seus consoles ainda mais caros, o que é um pesadelo que a própria Sony passou no lançamento do PlayStation 3 e eu não acredito que ela e seus investidores queiram passar por aquele cenário novamente, então sim. Acredito muito que as câmeras não virão embutidas no consoles. O kit de desenvolvedor pode trazê-las com o proposito de desenvolvimento, mas o console final é quase certo que não virá com elas acopladas.

Ainda que não venham com as câmeras, os rumores sobre os consoles apontam que este será o maior salto tecnológico que os consoles já fizeram na sua história.

A Sony já tomou frente com relação ao lançamento do novo console. Não disse uma data exata, mas garantiu que o console será lançado em 2020, provavelmente próximo de dezembro.

A empresa ainda aproveitou para liberar um par de novidades do seu novo console:

  • PS5 terá HD leitor para games físicos e blu-rays 4k.
  • A capacidade do disco do PS5 será de 100GB.
  • A instalação do jogo será obrigatória, mas o console permitirá a você escolher qual parte do jogo quer instalar, por exemplo, se quiser instalar somente o modo multiplayer, você poderá fazê-lo, se quiser instalar o game inteiro, também será possível, claro.
  • O controle ainda não recebeu um nome, porém a Sony ouviu seus gamers e fez alterações no mesmo. A porta de conexão é um USB-C e a bateria terá uma capacidade maior.
  • Nos controles a Sony substituiu o sistema inteiro de vibração e criou um mais sensível e trará experiências mais próximas da realidade podendo diferenciar entre texturas de vibração, como andar em uma grama ou bater com o carro contra uma parede.
  • A segunda melhoria nos controles se da conta com os gatilhos L2, R2, que agora terão sua resistência programável, deixando uma experiência como puxar a flecha em um arco bem mais realista, ou acelerar um veículo off-road em um terreno cheio de pedras, a pressão dos gatinhos sofrerão variações conforme aquele exato segundo na jogabilidade.

 

Xbox Scarlett

PlayStation 5

Dimensões

Desconhecido

desconhecido

Peso

Desconhecido

Desconhecido

Cor

Desconhecido

Desconhecido

CPU

AMD Zen 2

AMD Ryzen

GPU

AMD Navi with ray tracing

AMD Navi with ray tracing

Leitor de Disco

Sim

Sim

Armazenamento

Solid-State Drive

Solid-State Drive

Suporte a 4K

Sim

Sim

Preço

Desconhecido

Desconhecido

Data de Lançamento

Holiday 2020

Holiday 2020

Cloud Streaming

Project xCloud (não confirmado)

PlayStation Now (não confirmado)

Quanto a real aparência dos consoles, muito provavelmente teremos que aguardar a E3 do próximo ano, onde tanto a Microsoft quando a Sony devem revelar oficialmente os seus consoles aos olhos do público.

Fique ligado na Gamers Café que nós te manteremos informado sobre a nova geração!

Comentários
Para comentar é necessário estar logado.
Nenhum Comentário Encontrado